Ruptura do ligamento cruzado anterior LCA

Ligamento cruzado anterior (LCA)

O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma estrutura interna do joelho que contribui para a estabilidade da articulação, principalmente em movimentos de giro, aceleração e desaceleração.

Sintomas

  • A lesão do LCA ocorre com um estalo forte do joelho, dor intensa, e inchaço grande que ocorre em minutos. Normalmente há dificuldade de andar sem mancar, apoiar o pé no chão, e movimentar o joelho.

 

  • A dor e o inchaço normalmente melhoraram nas primeiras semanas, podendo inclusive parecer que houve resolução completa da lesão. Porém, a instabilidade pela falta do ligamento permanece, podendo haver a sensação de falseio (joelho frouxo, saindo do lugar) ou até nova torção. Estes sintomas de instabilidade podem ocorrer tanto em atividades esportivas quanto no dia-a-dia.

Tratamento

O tratamento inicial deve ser feito da mesma forma para todos os pacientes, independentemente se o tratamento posterior será cirúrgico ou não. O objetivo inicial é melhorar o inchaço e a dor, fazer com que o paciente volte a caminhar com grau razoável de conforto e minimizar a perda de musculatura.

  • O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior pode ser tentado incialmente com fisioterapia. Porém, a cirurgia para reconstrução ligamentar acaba sendo o tratamento mais aconselhado, principalmente nos pacientes mais jovens, mais ativos fisicamente e naqueles pacientes que experimentam com frequência uma sensação de instabilidade no joelho durante as atividades diárias ou mesmo esportivas.

 

  • Nesse tipo de paciente, o risco de outras lesões é mais alto, e por isso opta-se pela cirurgia. O objetivo da cirurgia é restaurar a anatomia e a biomecânica normal do joelho e permitir que o paciente volte a praticar esportes sem o risco de novas lesões
    •  

Toda lesão de LCA precisa de cirurgia?

Apesar da maioria das vezes a lesão do LCA ser de tratamento cirúrgico, em algumas situações não há necessidade de cirurgia, ou seja:

-Paciente muito idosos com  artrose no joelho

-Quando existe alguma contra indicação clínica/risco muito elevado para a realização do procedimento

-Em lesões parciais do LCA quando ele está funcional – sem instabilidade