Reparo do maguito rotador

Cirurgia para o reparo da lesão dos tendões do manguito rotador

      A cirurgia de reparo do manguito rotador pode ser realizada por meio da cirurgia videoartroscópica o que permite que todo o procedimento seja feito por pequenas incisões na pele.

        O princípio da cirurgia é realizar a sutura dos tendões no osso, para permitir a sua cicatrização.

EXEMPLO DE UMA LESÃO DO TENDÃO SUPRAESPINAL (FIGURA DA ESQUERDA). ASPECTO APÓS A CIRURGIA POR ARTROSCOPIA PARA REPARAÇÃO DO TENDÃO.

        A cirurgia e o seu resultado variam muito de acordo com o tamanho da lesão e de quantos tendões estão acometidos. Quanto maior a retração e extensão, mais complexa é a técnica cirúrgica necessária e piores são os resultados quanto à cicatrização dos tendões. O tempo de uso da tipoia e o tempo de recuperação também variam de acordo com a gravidade da lesão e os protocolos de reabilitação atualizados pelo cirurgião.

          Por isso é fundamental reforçar: cada caso é diferente do outro. Os resultados variam muito de paciente para paciente e o tipo de lesão é um dos fatores que mais influenciam nesse resultado além é claro da técnica utilizada pelo cirurgião (aberta X Artroscópica).

        Existem diferentes técnicas cirúrgicas e de sutura do tendão. A cirurgia pode ser aberta ou por artroscopia e o reparo pode ser realizado com pontos transósseos ou com âncoras. A sutura com âncoras podem ser em fileira única ou dupla e com ou sem uso de nós.

DIFERENTES TIPOS DE SUTURA DOS TENDÕES DO MANGUITO ROTADOR

        O resultado vai depender muito do tipo da lesão e de características individuais. Os estudos com as técnicas mais atuais mostram resultados bons e excelentes em 90% dos casos quanto à função. A cicatrização vai ser muito influenciada pelo tamanho da lesão e atrofia muscular.

        Uma tipoia é utilizada de rotina no pós-operatório